+55 (11) 98815.0002 / +55 (11) 97292.1461 Rua das Monções, 1221 - Vila Guiomar, Santo André/SP, CEP 09090-521

LAUDO, VISTORIA, RELATÓRIO TÉCNICO, PERÍCIA e INSPEÇÃO

Apesar de muitos só usarem o termo laudo, nos últimos anos, temos nos deparado com inúmeras situações, onde os condomínios, necessitam de informação de sua real condição e busca no mercado a contratação de um profissional habilitado, seja para desvendar os problemas, as causas, proposições para correção, questionamentos jurídicos.

Acontece que justamente pela dificuldade de entendimento da diferença destes trabalhos e respectivos documentos, onde o valor é um dos fatores de contratação, muitos síndicos têm sido levados ao erro de contratar, hora documentos que não são adequados por não prover soluções, hora por contratar algo extremamente completo, para uma situação onde a demanda era algo muito simples.

Efetuamos uma pesquisa no Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo, normas em elaboração, normas publicadas pela ABNT e documentos de entidades de classe do setor, para compilar as definições e posteriormente iremos recomendar qual documento é o mais recomendado para algumas das situações rotineiras na vida em condomínio. As quais elencamos as diversas definições que encontramos elencadas em algarismos romanos.

No primeiro momento, é notória que as definições variam entre as fontes e isto com certeza tem causado enormes problemas, pois como cada um deles, possui um objetivo e valor financeiro para ser contratado, o mercado em vezes contrata aquém ou além de suas necessidades. Não há como afirmar se há certo ou errado, ou mais próximo do correto, pois não existe uma regra oficial definida.